Lenny Niemeyer, alto verão 2024. Foto: Divulgação
Em colaboração com mulheres da Associação de Artesãs
de Barreirinhas, no Maranhão, Lenny Niemeyer ressalta a importância da
preservação do artesanato brasileiro e da cultura nacional.
Do Elle.com.br, por Luigi Torre
Quinta-feira, 30 de novembro de 2023 (16:20:56)
Quando Lenny Niemeyer veio a São Paulo em busca
de uma locação para seu próximo desfile, sua equipe viajou preparada para um
dia intenso de visitas e horas no trânsito. Não foi o que aconteceu. A primeira
parada foi a última. “Ela não queria ir para nenhum outro lugar”, brinca a
diretora de estilo Telma Azevedo.
“Coloquei os pés na
Cinemateca Brasileira e soube que teria que ser lá”, diz Lenny, sobre o local
em que apresentará, na segunda-feira (27.11) a coleção de alto verão 2024. “A
gente vem de dois eventos em espaços grandiosos do Oscar Niemeyer: o Caminho
Niemeyer, na comemoração dos 30 anos, e o Auditório do Ibirapuera, que também tem o Ruy
Ohtake (a língua vermelha da entrada é assinada por ele)”, explica
a estilista. “Então, pensei em um lugar um pouco mais rústico, que tivesse um
bom link com a coleção.”
Rústico não é um adjetivo imediatamente associado a Lenny Niemeyer, a pessoas e a marca. Sofisticado é uma opção mais comum às descrições sobre a própria e sobre seu apreço por design de aparente simplicidade, precisão de corte e modelagem impecável. E a ideia é exatamente essa.
Lenny Niemeyer, alto verão 2024.Foto:
Divulgação
“Queremos mostrar que materiais técnicas
artesanais brasileiras não são só souvenirs para turistas, são produtos de
qualidade”, fala a diretora de criação e fundadora da etiqueta de moda praia.
Entre os destaques da coleção de alto verão 2024, estão peças de crochê de
palha de buriti e de seda rústica (ou palha de seda).
São roupas com
formas esculturais, tecidas e moldadas à mão, que serão vendidas em quantidades
limitadas ou sob demanda, devido à complexidade e tempo necessário dos
trabalhos manuais.
As sedas são de uma parceria com o Casulo Feliz, empresa que produz o tecido em sistema semi-industrial – o fio orgânico passa por processos de tingimento natural e é combinado à reciclagem de fibras têxteis. Já os buritis são criações das mulheres membro da Associação de Artesãs de Barreirinhas, no Maranhão, fornecedor de longa data da marca. “Elas trabalham com a gente já faz quatro anos”, fala Telma Azevedo, diretora de estilo.
Lenny Niemeyer, alto verão 2024.Foto:
Divulgação
Quem fez o match foi a estilista de acessórios Raissa Colela. Ela conheceu as profissionais da cidade maranhense em 2014. “São nove anos juntos, minha marca de acessórios são elas que fazem”, diz. O ano era 2019 e uma das bolsas mais queridinhas de Lenny era um modelo de palha feito com buriti de Madagascar. “Peguei aquela bolsa e pensei: ‘mas é igual ao nosso buriti’”, relembra Telma.
Telma e Raissa já
se conheciam de outros tempos, chegaram até a trabalhar juntas em outra
empresa. Bastou uma ligação para que parte dos acessórios da Lenny Niemeyer
fosse produzida com matéria-prima e artesanato de uma comunidade quilombola do
nordeste brasileiro.
Durante a
entrevista, Lenny mencionou a vontade de falar sobre o Brasil, das coisas do
Brasil, das coisas feitas no Brasil. Não que nunca tivesse abordado o assunto.
A paixão pelo modernismo brasileiro, a conexão com o Rio de Janeiro (ela é a
estilista paulista mais carioca que existe), com a praia, com o corpo tornam
impossíveis qualquer desconexão com o nacional.
Veio daí a ideia de expandir a atuação das artesãs de Barreirinhas. “A gente fez uma curadoria de materiais, uns mais duros, outros mais macios, para entender o que seria possível aplicar em roupas”, explica Telma. Mais do que isso, já configura spoiler.
Lenny Niemeyer, alto verão 2024.Foto: Divulgação
Voltando à locação,
o link com a coleção não é só estético. A Cinemateca Brasileira é a instituição
federal responsável pela preservação e promoção da produção audiovisual do
Brasil. Ou seja, é que promove, cuida e guarda registros em imagens da
história, memória e gente deste país.
Em 2021, um
incêndio em um dos galpões que serviam de arquivo para a Cinemateca queimou,
entre outros materiais, cerca de quatro toneladas do acervo documental de toda
política pública do cinema brasileiro. O acidente escancarou o descaso com a
instituição naquela época, com meses de ingerências, cortes de funcionários e
de investimento.
Ao unir sua moda
praia ao trabalho artesanal de profissionais brasileiros na essência, Lenny faz
o que está na base de qualquer forma de produção, criação e representação
cultural: registrar, preservar e valorizar a nossa história.
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