sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Inep vai mudar sistema de acesso às notas do Enem

Decisão foi tomada após vazamento de dados de cerca de 12 milhões de candidatos

O Inep ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) vai mudar o modo pelo qual os estudantes têm acesso às notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pela internet. Essa é a primeira alteração no sistema do exame realizado pelo instituto após o vazamento dos dados pessoais, que também motivou abertura de uma auditoria interna.

Não é mais possível recuperar a senha de inscrição na página do exame. Um dispositivo nesse site dava acesso à senha dos candidatos assim que um usuário informasse número de inscrição, CPF (Cadastro de Pessoa Física), nome, Estado de origem e data de nascimento - as mesmas informações disponíveis nos arquivos que ficaram expostos na internet.

A avaliação é que o caminho era frágil e, por isso, será alterado. Foi por meio dessa ferramenta que a reportagem chegou ao desempenho dos estudantes, entre eles o do filho do ministro da educação Fernando Haddad.

O MEC enfrentava problemas com sistemas de tecnologia bem antes do vazamento dos dados. No começo do ano, usuários enfrentaram congestionamento durante a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona candidatos do Enem para as vagas de institutos e universidades federais. Em março, outro problema técnico no Sisu fez com que estudantes não classificados aparecessem como convocados para matrícula. A auditoria interna que o Inep está tocando ainda não tem data para terminar. A ideia é monitorar as "fragilidades" de todo o sistema, segundo informou o instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário