O Ministério da Educação (MEC) eliminou três candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último fim de semana. Segundo a Assessoria de Imprensa da pasta, a decisão foi tomada depois da comprovação de que os estudantes trocaram mensagens sobre o exame durante a realização das provas. Os candidatos eliminados são de Minas Gerais, Pernambuco e do Tocantins.
Em Pernambuco, o candidato eliminado é o repórter do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação que enviou mensagem pelo celular para a redação durante ida ao banheiro, no segundo dia de provas (7). A mensagem informava que Trabalho era o tema da redação - o tema completo era "Trabalho na construção da dignidade humana". Em nenhum momento, os fiscais perceberam que a mensagem foi enviada.
Em Minas Gerais, um candidato que fazia a prova no campus da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte, foi flagrado pelos fiscais no momento em que enviada mensagem através do Twitter.
No Tocantins, Jaqueline Verrel, Miss Tocantins, fotografou com seu celular a folha de respostas do exame. No momento em que a estudante de 18 anos tentava postar a mensagem no Twitter, foi flagrada pelos fiscais. Segundo o MEC, ela foi impedida de fazer o Enem assim que foi descoberta a infração.
No Twitter, Jaqueline (@jverrel), fala sobre a eliminação do Enem em dois momentos:
"Eu tirei uma foto do cabeçalho antes de começar a prova, e postei no twitter, so tinha a logo da prova e meu nome!"
"Por mais que eu tenha sido eliminada do Enem não responsabilizo ngm, alias parabenizo a segurança que existe na aplicação das provas!"
O Enem foi suspenso em todo o País pela Justiça Federal do Ceará. No total, 3,3 milhões de candidatos fizeram o exame, marcado por erros de impressão nos cadernos de provas e nos cartões de respostas.
Fonte: JC ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário