quarta-feira, 22 de junho de 2011

DF registra aumento de 16,3% no número de vítimas de estupro

Polícia prende em 10 dias cinco acusados de estupro, crime considerado hediondo. Um deles estava em regime semiaberto, assim como 36 detentos condenados por abuso sexual na capital do país. Outros 150 estão próximos de receber o benefício






Os casos de violência sexual e moral contra a mulher avançam no Distrito Federal. Em apenas 10 dias, a polícia prendeu cinco estupradores que atacavam no Plano Piloto, no Paranoá e em Planaltina. Um dos acusados acabou atrás das grades na segunda-feira. Ele é suspeito de ter feito pelo menos cinco vítimas em três cidades do DF. A ousadia dos algozes aumentou e, em grande parte dos dramas vividos nas últimas semanas, os abusos ocorreram à luz do dia. Em 2011, a capital federal registrou 283 casos nos cinco primeiros meses — a média dé e 57 estupros por mês, quase dois por dia. Em 2010, o índice mensal ficou em 49 ocorrências do crime (585 no ano), enquanto chegava a 50 em 2009 (601).

Esses cinco estupradores presos se juntarão aos 704 detentos que cumprem pena por crimes sexuais na capital do país — a população carcerária chega a 9,7 mil. Entre os condenados por estupro, atentado violento ao pudor ou corrupção de menores, 5% gozam do regime semiaberto e passam o dia fora da cadeia. O índice, no entanto, pode aumentar. Outros 150 presidiários que cometeram crimes dessa natureza aguardam a progressão das penas. Os dados exclusivos, referentes ao mês passado, são do Sistema Integrado de Informação Penitenciária (Infopen), do Ministério da Justiça (veja arte).

Como aqueles que praticaram delitos sexuais aguardam a liberdade, muitos outros ganharam as ruas antes mesmo de cumprir toda a pena. E não deixaram de lado a criminalidade. É o caso do falso flanelinha Antônio Erasmo de Oliveira, 44 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário