sábado, 31 de dezembro de 2011

Mensagem do Presidente João Carlos Paes Mendonça

Presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, fala ao povo pernambucano
Foto: Blog Bodega Nordestina



Permitam-me iniciar essa mensagem que anualmente transmito ao povo pernambucano com um texto bíblico, retirado do Evangelho de Mateus, um dos mais belos dos escritos sagrados: “O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas; o homem mau, do seu mau tesouro tira coisas más”. Quando a gente desperta para a alvorada de um novo ano, avalia os ganhos e perdas do ano que se foi, olha para o horizonte e descobre que é preciso caminhar, porque, como disse o poeta, o caminho se faz caminhando - é que se constata como são sábias as palavras bíblicas. Como a humanidade seria mais justa e mais igualitária se houvesse sempre o bom tesouro, para que se retirasse dele coisas boas, e se recusasse sempre o mau tesouro, que só oferece coisas más.

O ano de 2011 foi emblemático para o povo brasileiro. Pela primeira vez, uma mulher colocou no peito a faixa presidencial, com a incumbência de substituir na condução dos destinos do país o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mais carismático e mais aplaudido de quantos ocuparam a cadeira presidencial desde a Proclamação da República. Com a responsabilidade de dar continuidade aos programas e projetos do antecessor, a presidente Dilma enfrentou também dias de turbulência - especialmente em função do comportamento de alguns ministros, sete dos quais foram trocados em apenas 10 meses de gestão. Essa decisão, tanto política quanto administrativa, talvez tenha sido a afirmação de seu governo, o marco definitivo e confirmatório da autoridade da presidente. O momento em que ela abriu mão do mau tesouro, do qual só poderia receber coisas más. E como a gente sabe que “um fraco rei faz fraca a forte gente”, como cantou Luiz de Camões, uma presidente forte estimula a sua gente a perseverar, crer, trabalhar e investir, ajudando a construir o país justo e soberano com o qual todos sonhamos. Temos, portanto, esperança e crença de que o segundo ano de mandato da presidente Dilma Roussef será aquele em que ela se valerá do bom tesouro, trazendo para a nação brasileira as coisas boas que a sociedade espera e merece.

Em Pernambuco, o governo foi de continuidade. No seu quinto ano consecutivo de gestão, o governador Eduardo Campos se coloca como o chefe de Executivo mais bem avaliado do país, com índices de aprovação que são inéditos na história política de nosso Estado. Uma administração que, nos seus primeiros quatro anos, mostrando-se responsável e inovadora, recebeu especial carinho por parte do então presidente Lula, com viabilização de recursos e aprovação de projetos que modificaram a dinâmica estrutural e administrativa do Estado. Da presidente Dilma espera-se a continuidade dessa parceria e do mesmo tratamento para Pernambuco que, como outros Estados nordestinos, foi historicamente discriminado pelo poder central na repartição dos recursos.

Hoje, para orgulho de nosso povo, vemos a consolidação do Complexo de Suape com dezenas de projetos industriais e bilhões de reais em investimentos nos mais diversos segmentos - desde a implantação de novos estaleiros, que ressuscitaram para o país a indústria naval, até a construção da Refinaria Abreu e Lima, uma reivindicação justa e antiga que agora se torna realidade. Na Mata Norte, comemora-se a chegada da Fiat Automóveis no município de Goiana - trazendo com ela dezenas de indústrias de porte médio, que deverão crescer ao lado da montadora. Também lá começa a tomar corpo o polo farmacoquímico, com a inauguração da etapa inicial da Hemobrás, a primeira indústria do gênero implantada no país, destinada a nos garantir autossuficiência na produção de hemoderivados. A presença do governo se espalha pelo Litoral, chega ao Agreste e ao Sertão - criando um clima de otimismo e de esperança que não pode nem deve ser interrompido.

Para o Grupo JCPM, também o ano de 2012 chega como um mensageiro de boas novas. Vemos o sucesso dos shoppings centers que implantamos na Bahia, levando para Salvador um novo conceito e uma nova concepção de centro de compra, ajudando até mesmo a expandir os limites urbanos da cidade, com a ocupação de áreas antes ociosas. Em Aracaju, modernizamos e ampliamos os dois principais shoppings da cidade - hoje referências no Estado e na Região. No Recife, todos reconhecem a qualidade de serviços prestados pelos Shoppings Recife, Guararapes, Plaza e Tacaruna - cada um em ponto estratégico na Região Metropolitana, com uma diversidade de produtos e de serviços que atende a todos os segmentos. Para coroar o nosso esforço empreendedor, estamos construindo e pretendemos inaugurar, em outubro vindouro, o Shopping RioMar, localizado na bacia do Pina, no mesmo local onde funcionou outrora a fábrica da Bacardi. Será o mais moderno e arrojado centro de compras do Norte e Nordeste, provavelmente sem similar no país. Trata-se de projeto revolucionário, de grande beleza arquitetônica, ecologicamente correto, geograficamente bem situado, com um mix de lojas bem definido que pretende mudar o conceito de vendas e de lazer na nossa capital. Ainda neste ano de 2012, pretendemos iniciar a construção de um novo shopping em Fortaleza, que está em fase final de aprovação, com início das obras previsto para julho.

Na área de comunicação, outra das atividades de nosso Grupo, cumpre registrar o respeito conquistado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, integrado pelo próprio jornal, caminhando para o seu primeiro centenário, pela TV Jornal, com geradoras no Recife e Caruaru; pela cadeia de rádios presentes também no Recife, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira, Limoeiro e Petrolina, além do JC on Line e o Portal NE10, o mais acessado em todo o Norte/Nordeste do País. É motivo de orgulho registrar que esse Sistema, pelos seus vários veículos, conquistou, em 2011, dezenas de prêmios expressivos nos mais diversos campos do jornalismo, inclusive o Prêmio Esso Nacional de Reportagem, o mais cobiçado e respeitado do país.

Mas, tudo isso seria pouco se o nosso Grupo não tivesse, sempre, uma real e permanente preocupação com o bem-estar do homem enquanto pessoa humana, feito à imagem e semelhança de Deus. As ações sociais da Fundação Pedro Paes Mendonça, na Serra do Machado, em Sergipe, e do Instituto JCPM, no Recife e Salvador, contemplam tanto a população idosa que já caminha pelo outono da vida, quanto os jovens ainda em formação, que precisam estar preparados para os desafios da vida adulta. É uma ação permanente e de efeito multiplicador, porque faz parte da filosofia do nosso grupo acreditar que todos precisam ter a chance de uma realização plena, através do trabalho e do estudo.

Meus caros amigos e gente brava de Pernambuco. Comecei esta mensagem com um trecho bíblico. Vou encerrar com outro, retirado do livro dos Provérbios: “A estrada dos homens retos desvia-se do mal; quem quer proteger sua vida vigia o seu caminhar”. Nesse ano novo que se inicia, espero que todos nós, sob as bênçãos do Pai, tenhamos o necessário discernimento para vigiarmos o nosso caminhar. Um caminhar de paz, de conquistas e de vitórias.

João Carlos Paes Mendonça

Fonte: Jc

Nenhum comentário:

Postar um comentário