quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aeroporto do Recife completa 54 anos pensando em expansão

Estudo da Infraero mostra antigo terminal como anexo do novo
Foto: Divulgação



Um senhor que faz parte da história recente da capital pernambucana completa 54 anos nesta quarta-feira (18) de olho no futuro. Mesmo com um novo terminal de passageiros bem maior e moderno inaugurado há pouco mais de cinco anos, o Aeroporto Internacional do Recife já sonha com a expansão.

Em estudo realizado pela Infraero, o antigo terminal – que já se cogitou virar centro de convenções e até museu – aparece como extensão do novo. A reforma consta no novo plano diretor do aeroporto, em tramitação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com o superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, o atual aeroporto comporta a demanda até depois da Copa do Mundo de 2014, mas explica a necessidade desse estudo.

“O antigo terminal foi construído para movimentar 1,5 milhão de passageiros por ano, mas chegamos a operar com 2,8 milhões. Como Pernambuco está crescendo mais que o Brasil, já é necessário pensar em expansão, para não acontecer o que aconteceu com o antigo aeroporto: funcionar acima da capacidade”, destaca.

Atualmente, o espaço comporta até 11,5 milhões de passageiros por ano. Em 2011, quatro novas pontes móveis de embarque foram instaladas em frente ao antigo prédio, fechado desde 2006, quando a parte nova foi inaugurada.
Segundo o superintendente, caso o projeto saia do papel, haverá passagem de um terminal para o outro. “Tínhamos sete pontes de embarque e colocamos mais quatro em 2011. Com a execução do projeto, mais duas seriam instaladas, o que seria o ideal”, revelou.

Jc

Nenhum comentário:

Postar um comentário