quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Pernambuco recebe maior datacenter da América Latina

A visita do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, serviu também para trazer o datacenter do projeto de computação em nuvem da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A escolha do Recife, segundo o ministro, se deu por causa das iniciativas em tecnologia da informação voltada para educação desenvolvidos no Estado e também por ser um polo de desenvolvimento do Nordeste.

A instalação é uma parceria do Ministério e a empresa chinesa Huawei, que doou os equipamentos. O datacenter é o maior da América Latina, com 1200 processadores e servirá para melhorar a educação nas escolas públicas, que agora terão todo um sistema computacional baseado na nuvem (cloud computing). O pleno funcionamento, depois das instalações, deverá acontecer no primeiro semestre deste ano. Além do Recife, outro datacenter, menor, será instalado em Manaus.

A escolha do Recife foi estratégica para o desenvolvimento, já que a Universidade Federal de Pernambuco desenvolve pesquisa no setor de TI e também por ser polo de desenvolvimento regional. “O Nordeste concentra 29% da população nacional, mas só responde por 13% do Produto Interno Bruto”, lembrou Mercadante. “Esse datacenter vai ajudar o Brasil todo a melhorar a educação e pensar novas soluções tecnológicas no ensino. O quadro negro é uma tecnologia do século 18. Temos capacidade de ir além”.

O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, apresentou ao ministro o crescimento do Porto Digital, que ultrapassou faturamento de R$ 1 bilhão e que hoje conta com 200 empresas embarcadas. Até 2014, mais 45 milhões serão investidos no parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário