terça-feira, 7 de maio de 2013

Precedendo o aniversário de Caruaru...

Texto e foto: Walmiré Dimeron – Caruaru – PE

Capela de N. S. da Conceição em "Bilhete Postal" do início do século XX. Nota-se que ainda não havia a 2ª torre, erquida exatamente em 1907 e que gerou polêmica e discussões pela imprensa, como relata Nelson Barbalho: Um boato dava conta de que a 2ª torre estaria diferente da original. Desafiado e ferido nos "brios", seu construtor, o mestre-pedreiro José Pereira Ramos mediu as torres, comparou e provou a simetria de ambas, desafianto seus "detratores" por meio de notas de jornal. O boato só aumentava com o envolvimento do nome de um pedreiro rival e o assunto seguia, deliciosamente alimentado por meses nas pequenas rodas do pequenino "País de Caruaru".

Na foto notam-se a elegância dos três níveis do telhado do templo; o singelo cruzeiro; o velho sobrado do Cel. João Guilherme, à esquerda do templo; o sobradão do Major João Salvador dos Santos (1º Prefeito), na parte posterior da Capela e o nosso bem cultural mais importante: a "Feira de Caruaru" tomando toda a antiga "Rua da Frente".
A curiosidade fica por conta da legenda, já que o editor referiu-se ao Recife, como se fôssemos um distrito da capital ou algo do gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário