segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O nordestino orgulhosamente se sente a vontade diante dos pratos regionais como pamonha, milho e buchada de bode

Do BNC, Por Aluysio Morais
O Nordeste é conhecido por suas belezas culturais e seus costumes, Não é à toa que uma das comidas mais apreciadas é a pamonha, ou melhor, todos os derivados do milho.
            Como não podia ser diferente, já quase acabando a safra do milho verde, ontem no sítio do Sr. Givaldo, distante, apenas 2km da cidade de Jucati, a pamonhada foi imensa e os presentes tiraram bom proveito do delicioso alimento, além da saborosa buchada de bode, churrasco e milho assado.
            “Uma tarde com familiares e amigos, é motivo de grande satisfação para mim”, disse Givaldo, proprietário do Sítio.
Como fazer a pamonha
            O milho verde é ralado e, à massa resultante, são misturados leite (ou leite de coco), sal (ou açúcar), manteiga, canela e erva-doce. Esta massa é colocada em tubos feitos com a própria casca do milho (ou com folha de bananeira), atados nas extremidades. As pamonhas são submetidas a cozimento até que sua massa alcance uma consistência firme e macia.
 Lyssanna se diverte subindo nas árvores (Foto: Aluysio Morais)
  Lyssanna se diverte subindo nas árvores (Foto: Aluysio Morais)
  Lyssanna se diverte subindo nas árvores (Foto: Aluysio Morais)
Eu e minha esposa

 
 Todos saboreais a deliciosa buchada de bode de bode (Foto: Aluysio Morais)
 Aqui os homens tomam conta da bebida, do churrasco e do milho
 Givaldo mostra um a carne de sol

 Aqui as mulheres fazem a famosa pamonha
 Aqui estou com o caseiro do sítio
 O boi corre atrás de Givaldo
 Aqui o caseiro vacina o animal
 Susanna conversa co Izídio que veio do Recife
 Como não podia ser diferente, eu com minha esposa
 Milho é assado
Fotos: Aluysio Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário