quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Por que é o Ministério da Cultura e não o Vaticano o responsável pela restauração e manutenção dos Templos e do Patrimônio da Igreja Católica?

Foto: Arquivo Pessoal
Texto: Ricardo Cardoso

O Governo Federal liberou de uma só canetada, 170 Milhões de reais para restauração de patrimônio tombado em Pernambuco. A maior liberação de verbas de uma única vez.
Das 26 obras programadas, 11 delas (42% ou aproximadamente 72 milhões), serão realizadas em igrejas e mosteiros católicos.
A pergunta é: Por que o Ministério da Cultura e não o Vaticano é o responsável pela restauração e manutenção dos Templos e do Patrimônio da Igreja Católica?
Nunca vi um projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, para tombamento, restauração ou manutenção de um Templo Evangélico ou Umbandista. Mas o País não é laico?
O dinheiro do Ministério da Cultura que era pra cultura, que por sua vez serve para abrir e esclarecer a cabeça do povo, tá servindo pra restaurar e manter o ‘Patrimônio do Vaticano’.
 Edificação religiosa de Nossa Senhora do Carmo foi totalmente restaurada (Foto: Folha PE)

2 comentários:

  1. Caro Aluysio! Sendo, este blog um veículo comprovadamente respeitado, sem dúvida o texto do Ricardo Cardoso, vai chegar ao maior número de pessoas possíveis. Agradeço pela sua atenção e por todas as atitudes em favor da arte e da cultura.
    Grande abraço. Tita Caxiado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu caro amigo Caxiado. Recebi u e-mail do Ricardo Cardoso agradecendo tabém. Obrigado mais ua vez pelo carinho e pelas belas palavras. Em breve irei fazer uma matéria sobre o 'Museu Caxiado'. Aguardem...

      Excluir