sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mãe dá à luz no chão, na porta de maternidade na Bahia

 Foto: Filmagem
Do G1 BA com informações da TV Bahia
Imagens registradas por uma moradora do município de Santo Amaro, a cerca de 89 km de Salvador, mostram uma jovem de 19 anos que deu à luz à primeira filha na porta de uma maternidade da cidade do recôncavo baiano, na última quarta-feira (16).

Apesar de ter entrado em trabalho de parto na porta de um hospital, a gestante não foi atendida por nenhum funcionário da unidade de saúde. Moradores que ouviram os gritos e pedidos de ajuda foram responsáveis por fazer o parto do bebê. A criança nasceu com 3,3 kg e passa bem. A mãe, Deise Viana, também passa bem. As duas estão internadas em um outro hospital de Santo Amaro.

De acordo com a prefeitura da cidade, em nota enviada à imprensa, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi encaminhada para o local assim que a informação do parto chegou ao conhecimento da administração municipal. Segundo profissionais do SAMU, quando chegaram ao local, a jovem estava no chão, na calçada da maternidade, e a criança já tinha nascido. A prefeitura ainda informou que "os procedimentos feitos pela equipe foram necessários e relevantes para que a situação não se agravasse, já que a maternidade recusou atendimento e manteve seus portões trancados".
saiba mais
A garota e a criança foram levadas pelo Samu para o Hospital Otávio Pedreira. De acordo com a prefeitura, a jovem relatou que as contrações começaram por volta das 0h de quarta-feira e ela foi levada para a maternidade por familiares.
Segundo ela, um médico a examinou e aplicou uma injeção ao informar que o bebê era prematuro. Deise ainda relatou que o médico pediu que ela voltasse para casa. "As dores aumentaram e eu voltei ao hospital, mas encontrei o local fechado com cadeado. Fiquei na calçada esperando, até que percebi meu filho nascendo”, relatou a jovem. “Se não fosse a equipe do Samu, a ambulância e as pessoas que me ajudaram, eu não sei o que seria de mim e do meu bebê, eles me socorreram, salvaram nossas vidas", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário