quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Sem pontos conquistados na Justiça, Chile teria conseguido classificação para a Copa do Mundo


Do Esporte Interativo, Por Carlos Alves
Quinta-feira, 12 de outubro de 2017 (18:31:45)

A derrota para o Brasil por 3 a 0 no Allianz Parque, somada a outros resultados da rodada final das Eliminatórias Sul-Americanas, fez o Chile não conseguir a classificação para a Copa do Mundo.

O destino da ‘La Roja’, no entanto, poderia ter sido diferente. Isso porque, curiosamente, ganhar na Justiça os pontos da partida contra a Bolívia foi fator determinante para a desclassificação da equipe chilena.

Explica-se: em novembro de 2016, o Chile denunciou a Bolívia por escalação irregular do zagueiro Nelson Cabrera, que é naturalizado boliviano, mas não cumpriu a exigência de morar pelo menos cinco anos seguidos no país para defender a seleção. A Conmebol acatou à denúncia e declarou o time boliviano perdedor por 3 a 0 nas duas partidas disputadas com o atleta.

Diante disso, o Chile ganhou mais dois pontos na tabela, já que o empate foi substituído por uma vitória. O problema, no entanto, é que o Peru foi o outro adversário da Bolívia e ganhou três pontos no episódio, por ter substituído a derrota pela vitória.

Ao final das 18 rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, Chile e Peru terminaram empatados em pontos: 26 para cada um. Pelos critérios de desempate, o Peru ficou em quinto e se classificou para a repescagem, enquanto a ‘La Roja’ ficou fora da Copa.

Resumindo, se o Chile não tivesse feito a denúncia contra a Bolívia no final do ano passado, apesar de não ganhar os pontos do jogo à época, teria garantido a classificação para a Copa, já que teria um ponto a mais que o Peru.

Fonte: http://www.esporteinterativo.com.br/posts/13033-sem-pontos-conquistados-na-justica-chile-teria-conseguido-classificacao-para-a-copa-do-mundo



Nenhum comentário:

Postar um comentário