terça-feira, 9 de outubro de 2018

Miss Colômbia é criticada após comentário transfóbico contra Miss Espanha

As misses Valeria Morales e Angela Ponce (Reprodução: Instagram)
Do BOL,
Terça-feira, 09 de outubro de 2018 (21:29:19)

A Miss Colômbia Valeria Morales causou polêmica em entrevista à RCN TV ao fazer uma declaração transfóbica contra sua concorrente no concurso Miss Universo, Angela Ponce, primeira transsexual eleita Miss Espanha. 

"O reino da beleza, como é o Miss Universo, foi feito para mulheres que nascem mulheres. Acho que para ela [Angela] também seria uma desvantagem [competir]", disse Morales.

Veja também
- Vencedoras do Miss America se unem contra assédio no concurso;
- Adolescente com síndrome de down vence concurso de miss na Irlanda;
- Mulher negra é coroada Miss Grã-Bretanha pela primeira vez na história.
"Nunca tentarei mudar sua opinião, essa não é a minha função. 

Meu propósito é tornar minha realidade conhecida e falar ao mundo um pouco sobre educação para a diversidade, que é um fator importante e que, sem dúvidas, acabaria com bullying, preconceito e violência. Peço respeito", escreveu.

A espanhola disse ainda que quer concorrer o título de Miss Universo sem desavenças com Morales ou qualquer outra concorrente.  Essa não é a primeira vez que Ponce se vê obrigada a esclarecer seus direitos desde que foi coroada, em junho.

"Não sou um homem querendo ser uma mulher. Sou uma mulher trans e tenho o direito de estar lá, as regras do Miss Universo me permitem participar", disse, em participação no programa Don Francisco, da TV espanhola.


Um comentário:

  1. Hoje em dia vive-se um verdadeiro patrulhamento, uma polícia do pensamento e da expressão. Qualquer coisa que se diga e não agrade a gays e transexuais é posta na conta de uma alegada fobia, numa clara tentativa de fazer um linchamento moral de quem ousou contrariar esses superprivilegiados dos tempos atuais.
    Não. A miss colombiana não foi transfóbica. Ela apenas disse sua opinião a respeito da participação de um transexual em um concurso que é para mulheres, desde a sua origem. O fato de ela ter essa opinião não a torna uma inimiga dos trans, muito menos atentar contra os direitos deles. A propósito, participar de um concurso de Miss Universo não é direito. É uma concessão, a partir de regras estabelecidas para o certame. Pode-se dizer, então, que a colombiana é contra uma dessas regras, mas daí a estender para direitos dos trans vai uma tremenda distância.

    ResponderExcluir