quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Microsoft leva usuários do Office para a nuvem

Manuella Antunes Do Jornal do Commercio

SÃO PAULO – Já está disponível para o mercado brasileiro o Office 2010. Além das novidades funcionais, o pacote de produtividade contará com o Office Web Apps, versão gratuita que rodará na nuvem e será oferecido para o Brasil até o fim do ano. A reorganização das versões e o lançamento do Office Starter (em substituição ao Microsoft Works) também estão entre as mudanças anunciadas.

A versão na web do pacote Office engloba o Word, o PowerPoint, o Excel e o OneNote, programa que funciona como um bloco de notas virtual. Além de oferecer o acesso aos documentos de qualquer lugar que tenha conexão à internet, a aplicação preserva a aparência do documento, independentemente do dispositivo utilizado.

“Hoje, a necessidade de conectividade mudou. A tendência é que as pessoas levem suas experiências para a nuvem”, disse o gerente de marketing e negócios da área de produtividade da Microsoft, Eduardo Campos de Oliveira. Ele esclarece que o produto é dissociado do pacote Office. “É gratuito e poderá ser utilizado por aqueles que têm uma conta no Windows Live.”

O Web Apps, em sua página inicial, mostra uma lista dos últimos documentos editados. Mas é importante ressaltar que não há sincronização entre os arquivos modificados online e os salvos no PC. “A Microsoft entende que o ideal é que as duas versões sejam usadas como a complementação uma da outra”, afirma a diretora de marketing e negócios da empresa. Ela completa: “A nuvem é, sim, uma maneira de demonstrar o produto.”

Outra novidade fica a cargo da substituição do Microsoft Works pelo Office Starter. “Posso dizer que esse produto é um supersucessor. Não expira e oferece o Word e o Excel para os usuários, só que com menos funcionalidades”, explica Eduardo. Segundo ele, essa versão supre apenas as necessidades básicas e é voltada para o primeiro PC da família. “Ela virá com publicidade, mas essas não visam o lucro e, sim, pretendem levar o usuário a conhecer melhor o programa e ensinar a usá-lo.”

A interface do Starter é a mesma do Word e do Excel. Os documentos criados a partir dele são compatíveis com o formato do Office e no próprio programa há a opção para o usuário comprar uma das outras versões do pacote de produtividade.

Por falar em versões, o Office 2010 será vendido no varejo em três formatos. Voltada para os estudantes e usuários domésticos, a Home and Student conta com Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Já a Home and Business possui, além desses quatro programas, o Outlook, e é destinado para os usuários que precisam do PC em casa e em pequenas e médias empresas.

A terceira opção é a mais completa. A Professional é recomendada para atender profissionais liberais e pequenas e médias empresas. O pacote conta com todos os programas dos outros e ainda vem com o Publisher (indicado para criação de materiais de marketing) e o Access (banco de dados voltado para a aplicação de negócios empresariais).

As versões custam, respectivamente, R$ 199, R$ 499 e R$ 1.399. “Consideramos o preço muito competitivo. Há dois anos estamos mantendo o valor do Home and Student igual”, informa Eduardo.

Ele lembra que todos os usuários que instalaram o pacote Office 2007 a partir de 5 de março ou vierem a fazer isso até 30 de setembro poderão migrar automaticamente para o 2010. A versão Beta do produto, que contou com 260 mil adeptos em todo o Brasil, valerá apenas até outubro.

Já os consumidores que comprarem, a partir do último dia 1º até o dia 30 de novembro, o Office 2008 para Mac poderão atualizar sua versão para o Office 2011. O upgrade, sem custo adicional, estará disponível a partir do lançamento do novo produto, previsto para o segundo semestre de 2010.

Fonte: JC ONLINE

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