quinta-feira, 29 de março de 2012

Anabolizante faz crescer pelos em menino de 2 anos em Santa Cruz, SP

Do G1 Ribeirão e Franca

Mãe aponta pelos em menino de 2 anos que
recebeu superdosagem de anabolizante
(Foto: Reprodução/EPTV)






Um casal acusa uma farmacêutica da Prefeitura de Santa Cruz da Esperança (SP) de errar na dosagem de anabolizantes usados para tratar o filho de 2 anos. A criança teria apresentado reações como aparecimento de pelos, voz grossa, transpiração excessiva e crescimento fora do padrão.

A medicação era aplicada para tratar um problema de desenvolvimento no órgão genital, mas a quantidade administrada foi quatro vezes maior do que a prescrita, de 250mg. A família só percebeu o problema depois de algumas semanas, quando percebeu o surgimento dos pelos.

Atualmente o menino tem estatura de uma criança de 5 anos e usa calçados numeração 30. A mãe afirmou que o garoto é capaz de carregar a irmã quatro anos mais velha. “Eu não matriculei na escola, com medo de que ele sofra preconceito. Ele é muito agitado e diferente de uma criança normal”, disse.

Segundo ela, os médicos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP) que receitaram a medicação estão acompanhando o caso. “Disseram que o remédio vai continuar no organismo por mais 10 anos. Tem que fazer acompanhamento sempre”, afirmou.

Prefeitura
A secretária da Saúde de Santa Cruz da Esperança (SP), Elaine Cristina de Fátima Menuccino, admitiu que o medicamento foi comprado por uma farmacêutica da Prefeitura. Segundo Elaine, a administração instaurou uma sindicância para apurar negligêcia por parte da funcionária. A mulher, entretanto, não foi afastada das funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário