terça-feira, 23 de outubro de 2012

UFPE favorece cotistas - Aluno de escola pública que obtiver uma boa nota poderá entrar em vaga destinada ao sistema universal


Na disputa para ingressar nas graduações da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública terão mais vagas no vestibular que aqueles que estudaram em colégio privado. O Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da universidade decidiu que caso o vestibulando concorrente no sistema de cotas tenha média suficiente para ser aprovado na seleção sem precisar da cota ele ocupará a vaga do sistema universal. A vaga da cota, então, será liberada para ser preenchida por um outro candidato cotista. O conselho também definiu as datas das provas da segunda fase do vestibular: 13 e 14 de janeiro de 2013. Permanece o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dias 3 e 4 de novembro, como a primeira etapa do processo seletivo.
Leia Também
“"O entendimento da UFPE é que se o candidato cotista tem desempenho bom para não precisar da cota, ele vai diminuir a chance de inclusão de um outro estudante que necessita da cota. Por isso a decisão de colocá-lo no grupo de vagas dos não cotistas”", justifica a pró-reitora acadêmica Ana Cabral. “"O perfil do aluno de escola pública não muda de uma hora para outra. Pelo histórico dos últimos vestibulares, percebemos que, mesmo com o bônus de 10% que concedíamos até o ano passado, era baixo o percentual de candidatos de colégios públicos aprovados nas graduações mais concorridas. Em medicina, por exemplo, em 2011, foi 3,6% e nas engenharias, 6,5%”", complementa.

Também ficou acertado que em vez de destinar 12,5% para as cotas neste primeiro ano de vigência da lei, a UFPE reservará 15% para egressos da escola pública. As universidades têm até 2016 para separar 50% das vagas para alunos de escolas públicas.

Em relação ao período de inscrições no vestibular, a data ainda não foi anunciada. Segundo o presidente da Comissão do Vestibular (Covest), Armando Cavalcanti, o cronograma completo será divulgado até quarta-feira da próxima semana (dia 31). Mas, independentemente disso, é certo que o listão dos aprovados só sairá em fevereiro de 2013, dificultando, por exemplo, as matrículas nos cursinhos pré-vestibulares.

A decisão não agradou muito os feras. Aluna do Colégio Motivo, a estudante Amanda Alves, 17 anos, discorda da medida. "Acho a decisão injusta. A lei das cotas diminui a quantidade de vagas para alunos de escolas privadas. Agora a concorrência ficará ainda mais acirrada pois vamos perder a vaga de quem não é cotista para um candidato cotista se ele tirar nota boa. São essas decisões que nos deixam cada vez mais com medo do vestibular".

O estudante Israel Barbosa, 17 ano, do Ginásio Pernambucano, também discorda da decisão. "Acho desleal pois terei mais vagas para concorrer. O correto era não existir cotas. Defendo que houvesse mais investimento do governo para qualificar a escola pública. Assim quem estudar em colégio público terá as mesmas condições de competir com quem veio da escola privada”, completou.

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2012/10/23/ufpe-favorece-cotistas-61051.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário