quinta-feira, 30 de maio de 2013

Brasileiro trabalha até hoje só para pagar imposto ao governo

 Foto: Internet
Nesta quinta-feira (30), os brasileiros encerram uma jornada de 150 dias trabalhados só para pagar impostos aos governos federal, estadual e municipal, de acordo com estudo realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

Os impostos pagos aos governos federal, estadual e municipal consumiram todos os 150 dias de trabalho dos brasileiros neste ano.

Os cofres públicos engoliram essa mesma quantidade de dias trabalhados no ano passado, mas como 2012 foi um ano bissexto, as obrigações com o fisco foram cumpridas um dia mais cedo, em 29 de maio. 
De toda a grana recebida (considerando o salário bruto, ou seja, sem os descontos) pelo trabalhador, 41,08% foi “perdida” para a carga tributária brasileira. A mordida só aumenta: no ano passado, o comprometimento da renda de 40,98% e em 2011, de 40,82%.

A carga tributária é composta pelo Imposto de Renda, pela contribuição previdenciária (INSS), por contribuições sindicais e por tributos de consumo, como PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS; e de patrimônio, como IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI e ITR. Outras mordidas vêm de taxas de limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos e iluminação.
Em 2012, o País chegou a arrecadar R$ 1,59 trilhão dos brasileiros. De acordo com o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, “o brasileiro continua não vendo a adequada aplicação deste recursos em serviços públicos de qualidade, principalmente nos setores de educação, saúde, segurança e outros fundamentais para que a sociedade se desenvolva”.

A partir de 10 de junho, começa a valer a lei federal nº 12.741, pela qual os produtos e serviços deverão apresentar, nas respectivas notas fiscais, os impostos cobrados do consumidor.

Fonte: Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário