segunda-feira, 7 de julho de 2014

Fifa não pune Zúñiga e veta Thiago Silva

Odd Andersen/APP
Por Espore Band Uol
A Fifa anunciou nesta segunda-feira que não vai punir o colombiano Zúñiga pela joelhada em Neymar, que fraturou uma vértebra e teve de deixar a Copa do Mundo. O lance aconteceu durante o duelo entre Brasil e Colômbia, na última sexta-feira, pelas quartas de final. Segundo o Comitê Disciplinar da entidade, não há no código base para aplicar sanção ao jogador.

“Nenhuma ação retrospectiva pode ser feita pelo Comitê Disciplinar da Fifa, já que o incidente envolvendo o jogador colombiano Juan Camilo Zuniga Mosquera não escapou a atenção dos árbitros”, diz a Fifa em nota.

O comitê afirma que que somente poderia intervir, baseado no código, em casos de erros óbvios, como um cartão dado a um jogador errado. No lance em questão, o árbitro viu a falta, mas aplicou a lei da vantagem e não advertiu o colombiano. Diferente, por exemplo, do caso do uruguaio Suárez, em que o juiz não flagrou a mordida no italiano Chiellini.

“É importante notar que as condições pelas quais o Comitê Disciplinar da Fifa pode intervir em qualquer incidente tem que ser considerado independentemente das consequências do incidente, como uma lesão infeliz sofrida por um jogador”, diz o comitê.

“Desejamos Neymar uma recuperação rápida e completa como nós desejamos o mesmo para todos os jogadores que foram tristemente descartadas da Copa do Mundo devido a lesão”, completa.

Pelos antecedentes nesta Copa, a decisão não chega a ser uma surpresa, apesar do clamor popular por uma punição. Outros casos no Mundial de lances semelhantes, como cotoveladas e entradas duras, como a do francês Matuidi, que fraturou a perna do nigeriano Onazi, também não renderam sanções.

A Fifa também afirmou que o cartão amarelo aplicado em Thiago Silva, contra a Colômbia, foi mantido, apesar do pedido da CBF para anular a advertência. Com isso, o zagueiro e capitão da seleção brasileira está fora da semifinal contra a Alemanha.
“O Comitê Disciplinar da Fifa não pode considerar o assunto, dado o fato de que não há base legal que permita a ele a concessão de tal pedido”, diz em nota.

Leia o comunicado na íntegra:

Em primeiro lugar, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA gostaria de dizer que lamenta profundamente o incidente e as graves consequências para a saúde de Neymar.

Após uma análise da questão e da extensa documentação recebida da CBF, o presidente concluiu que o Comitê Disciplinar da FIFA não pode considerar este caso devido às condições descritas no Código Disciplinar da FIFA (CDF) para que o Comitê Disciplinar possa intervir em tal situação.

Em particular, neste caso específico, nenhuma ação retrospectiva pode ser tomada pelo Comitê Disciplinar da FIFA, já que o incidente envolvendo o jogador colombiano Camilo Zúñiga Mosquera não escapou da atenção dos árbitros, primeira das duas condições acumulativas e necessárias para que o  art. 77 a) do CDF seja aplicado.

Ao mesmo tempo, o art. 77 b) do CDF, que habilita a Comitê Disciplinar a corrigir erros óbvios nas decisões disciplinares do árbitro, também não pode ser aplicado neste caso, já que o árbitro não mostrou cartão amarelo nem vermelho ao jogador Juan Camilo Zúñiga Mosquera . De fato, o art. 77 b) do CDF estipula que o Comitê Disciplinar pode corrigir erros óbvios nas decisões disciplinares do árbitro, o que só é possível em caso de confusão na identificação, quando um árbitro mostra cartão amarelo ou vermelho para o jogador errado.

É importante observar que as condições nas quais o Comitê Disciplinar pode intervir em qualquer incidente têm de ser consideradas independentemente das consequências de tal incidente, como uma infeliz lesão sofrida por um jogador.

Por fim, como uma observação geral, a FIFA e o Comitê Disciplinar da FIFA lamentam quaisquer incidentes ocorridos no campo, que tenham particularmente um impacto negativo na saúde dos jogadores.

Desejamos que Neymar tenha uma recuperação rápida e completa, assim como desejamos o mesmo para todos os jogadores que, infelizmente, tiveram de deixar a Copa do Mundo da FIFA devido a lesões.

No que diz respeito ao pedido da CBF de cancelamento do cartão amarelo aplicado ao jogador Thiago Emiliano da Silva durante o jogo contra a Colômbia, o presidente chegou à conclusão de que o Comitê Disciplinar da FIFA não pode considerar o caso devido ao fato de que não há base legal autorizando a concessão de tal pedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário