terça-feira, 1 de novembro de 2016

Cirurgia bariátrica tem efeitos negativos para a saúde bucal





iStock
Entenda a relação entre a cirurgia bariátrica e alguns problemas bucais




Do IG,  Por Aline Viana - Especial para o IG
Terça-feira, 01 de novembro de 2016 (11:24:02)
Estudo realizado pela Unicamp (Universidade de Campinas) constatou que a cirurgia bariátrica pode ter impacto negativo na saúde bucal. Segundo a pesquisa, os pacientes que se submeteram ao procedimento apresentaram maior incidência de cáries, erosão dental, lesão nos tecidos moles e boca seca. A participação de um cirurgião-dentista da equipe multidisciplinar que apoia os pacientes no pré e pós-operatório se mostrou essencial para evitar esse quadro.
Beatriz Balduino Ferraz da Silva, aluna do mestrado em odontologia, realizou a pesquisa com 57 pacientes sob orientação da professora doutora Dagmar de Paula Queluz (CRO - SP: 31.760). Confira a entrevista que a professora Dagmar nos concedeu sobre a pesquisa:
iG: Como surgiu a ideia de pesquisar a relação entre cirurgia bariátrica e saúde bucal?
Dagmar: A obesidade na população adulta brasileira vem sendo considerada um problema em saúde pública. Sabemos que a incidência de cirurgias bariátricas está sendo mais frequente. Diversos estudos relacionam os transtornos alimentares com repercussões para a cavidade oral. As causas se devem à alta ingestão de carboidratos, regurgitação de ácidos gástricos, alcalose metabólica [aumento do nível de acidez do sangue] e má nutrição. A erosão dental é considera um processo irreversível de perda dos tecidos duros do dente, esmalte e dentina, provocada por processos químicos, usualmente ácidos que entram em contato frequente com os dentes. Outras repercussões como um aumento da cárie dental (pela elevada ingestão de açúcares), intumescimento das glândulas parótidas e glândulas submandibulares geradas pelos vômitos frequentes podendo causar sintomatologia dolorosa, xerostomia [boca seca] e lesões de tecidos moles.
iG: É recomendável que esses pacientes façam um acompanhamento por um dentista ao planejarem esse tipo de cirurgia? 
Dagmar: Observando os dados levantados, os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica apresentam risco evidente à cárie dental pelo aumento a exposição aos ácidos vinculados aos episódios de vômitos, bem como um alto percentual de necessidade protética. Desta forma fica evidente a necessidade de inclusão do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar de apoio aos candidatos à cirurgia bariátrica.
iG: Quais os cuidados que os pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica deverão adotar nos pós-operatório para preservar uma boa saúde bucal?
Dagmar: A necessidade de um acompanhamento especializado antes e após a cirurgia se faz necessária por vários motivos. Primeiro, porque o paciente que se submete ao procedimento necessita mastigar bem os alimentos devido à capacidade gástrica reduzida. O estudo observou que, na amostra, 87,7% dos pacientes apresentaram dificuldades de mastigação que apontavam a necessidade de prótese dentária. Outro fator refere-se às condições pós-operatórias. Na maioria das vezes, a pessoa sofre com vômitos frequentes por um período.
A cirurgia bariátrica é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, ela ainda é considerada como último recurso para pacientes que apresentam índices elevados de obesidade. Durante o pré-operatório, os pacientes contam com acompanhamento psicológico, nutricional e a avaliação médica por especialistas de uma equipe multidisciplinar. O acompanhamento odontológico ainda não é padrão nessas equipes, portanto, para a manutenção da saúde bucal que vale consultar um dentista durante os períodos pré e pós-operatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário