sexta-feira, 23 de março de 2018

'Miss Amazonas' comemora 63 anos e elege mulher mais bela na próxima quarta (28)


Concurso ganha em 2018 o status de Patrimônio Cultural Imaterial e trará novidades como desfile típico inspirado na marca Victoria's Secret. Saiba quem são as candidatas ao título.
Do: A Crítica, Osvaldo Neto 
Quinta-feira, 22 de março de 2018 (16:11:41)

Há quem diga que a beleza da mulher brasileira é uma composição de traços, etnias e personalidades que encantam mundo afora. Porém, também é legítima nessa concepção a importância da cabocla amazonense: com olhos puxados ou não, cabelos lisos ou crespos, elas carregam consigo um peso trazido não apenas pelo estereótipo, mas pela força de representar o Estado mais indígena do País. No dia 28 de março, uma delas vai ser escolhida para representar o Amazonas no concurso Miss Brasil Be Emotion.
Será mais uma chance do Amazonas quebrar um jejum de mais de 60 anos sem coroar uma mulher do Estado como Miss Brasil desde 1957, com Terezinha Morango. Nos últimos 10 anos, candidatas como Lílian Lopes, em 2010, e Tammy Cavalcante, em 2011, chegaram muito perto da vitória ao alcançarem o 2º e 5º lugares, respectivamente. Outras como Vivian Amorim, Brenna Dianá e Juliana Soares tiveram destaque na competição e trouxeram fôlego ao Miss Amazonas, que está na 63ª edição.
Foto: Divulgação
Neste ano, 19 mulheres vão disputar o título de mulher mais bela do Estado. Doze delas carregam a faixa de municípios do Amazonas e sete vão representar empresas de Manaus. O coordenador do concurso, Lucius Gonçalves, conta que teve a oportunidade de sair da capital em busca de candidatas. Ele comemora o recorde de cidades do interior participando do Miss Amazonas. “Você dizer que o seu município está representado por uma moça que vai levar a cultura, a arte, conhecimento e garra daquela cidade, isso é muito importante. Isso dá legitimidade ao concurso”.
Cultura
Daqui a alguns dias, o Miss Amazonas 2018 não será apenas um concurso de beleza da região, mas sim uma manifestação cultural e de representatividade. Isso porque há uma propositura que transforma a competição em Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, criada pelo deputado estadual Sabá Reis. Outra surpresa para este ano é a presença da Miss Brasil 2014, Melissa Gurgel, presença VIP na coroação da vencedora.
A cultura do Estado ainda será exaltada em outra novidade de 2018: o traje típico baseado nos desfiles da Victoria’s Secret, marca de lingerie conhecida mundialmente. No próximo domingo (25), a passarela vai ser instalada no Parque Jefferson Peres, local onde as misses terão a responsabilidade de encantar o público com indumentárias grandiosas inspiradas em pássaros, flores e animais da região.
Essa parte da competição promete se tornar um desafio para a Miss Parintins, Valentina Cid. Embora a jovem de apenas 18 anos tenha contato com trajes extremamente trabalhados por ser Sinhazinha do Boi Caprichoso, ela afirma que outros pontos vão ser analisados. “Não acho que levo vantagem. O peso é quase igual ao do vestido, mas o desfile tem outros fatores como a nossa passarela, o traje em si. Isso é muito relativo”, argumentou.
Experiente em concursos de beleza como o Miss Brasil Mundo, a Miss Itacoatiara, Mayra Dias, disse estar ansiosa pela etapa, mas fez segredo sobre o seu traje, confeccionado pelo designer Wernher Botelho. Para ela, a prova vai analisar a atitude das misses. “As angels são referência de beleza e atitude no mundo da moda. O mais legal é que usaremos trajes inspirados na nossa realidade amazônica, no nosso folclore e cultura popular”.
Incentivo
Em toda a história do Miss Amazonas, o município de São Sebastião do Uatumã só competiu uma vez em busca do título. A segunda será em 2018 e a faixa é da estudante de Educação Física, Diana Castro, de 19 anos. A uatumaense morou na cidade até os 13 anos de idade e sempre teve o desejo de representar o município no Miss Amazonas. Ela acredita que sua participação vai incentivar outras jovens a disputarem a coroa, e quem sabe, ser a próxima Miss Universo. “Nos interiores temos muitas meninas bonitas e muita beleza que representa realmente o Estado do Amazonas. Sem dúvidas vai incentivar outras delas a embarcarem nesse sonho”.
E como não poderia faltar, a ex-Rainha do Peladão e agora Miss Manaus, Thaís Bergamini, vai disputar pela segunda vez o título de Miss Amazonas. Desta vez, ela conta que a preparação iniciou há um ano, justamente para representar com maestria a maior cidade do Estado. “Uma miss é mais que uma faixa e uma coroa. É uma voz ativa, uma representatividade na sociedade e empoderamento feminino. Isso resume uma miss além de beleza”.
Perfil das candidatas
Nome: Yasmin Gadelha
Idade: 24 anos
Faixa: Miss All Control
Formação: Acadêmica de Nutrição
Peso: 57 kg
Altura: 1,70 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Não possui
 Nome: Cíntia Martins
Idade: 18 anos
Faixa: Miss Apuí
Formação: Ensino Médio completo
Peso: 56 kg
Altura: 1,69 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Participa de doações e leilões de cabelo para ajudar crianças carentes e os hospitais de apoio ao paciente com câncer.
 Nome: Sonayra Alcântara
Idade: 23 anos
Faixa: Miss Autazes
Formação: Acadêmica de Direito
Peso: 52 kg
Altura: 1,70 cm
Projeto social: Não possui
 Nome: Taynar Tavares
Idade: 19 anos
Faixa: Miss Caapiranga
Formação: Ensino Médio completo
Peso: 55 kg
Altura: 1,65 cm
Inglês: Básico
Projeto Social: Não possui
 Nome: Pâmela Tenório
Faixa: Miss Cagin Club 
Formação: Acadêmica de Direito
Peso: 57 kg
Altura: 1,72 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Participa do 'Brincar No Hospital' e 'Anjos da Enfermagem', que ambos fazem campanhas para arrecadação de brinquedos, produtos de higiene e saúde para pacientes em tratamento no HEMOAM.
 Nome: Beatriz Lopes
Idade: 24 anos
Faixa: Miss Coari
Formação: Acadêmica de Enfermagem
Peso: 51 kg 
Altura: 1,61 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Não possui
Nome: Fernanda Kelly dos Santos
Idade: 24 anos
Faixa: Miss Espaço Amanda
Formação: Acadêmica de Jornalismo
Peso: 61 kg
Altura: 1,68 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Não possui.
 Nome: Gabriela Brandão
Idade: 19 anos
Faixa: Miss Iranduba
Formação: Acadêmica de Fisioterapia
Peso: 53 kg
Altura: 1,60 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Participa do 'Criança Feliz', que consiste em ajudar crianças das comunidades doando roupas, lanches e brinquedos.
Nome: Mayra Dias
Idade: 26 anos
Faixa: Miss Itacoatiara
Formação: Graduada em Jornalismo, Técnica em Rádio e TV e pós-graduada em Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais
Peso: 56 kg
Altura: 1,75 cm

 Nome: Thaís Bergamini
Idade: 24 anos
Faixa: Miss Manaus
Formação: Acadêmica de  Fisioterapia e Publicidade
Peso: 56 kg
Altura: 1,80 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Participa do 'Sopaterapia', que consiste em distribuir sopas para pessoas carentes de Manaus
Nome: Lilian Tavares
Idade: 26 anos
Faixa: Miss Maricota's Craft 
Formação: Acadêmica de Nutrição
Peso: 56 kg
Altura: 1,70 cm
Inglês: Avançado
Projeto social: Participa do LAGGEAM (que atua com cuidados à terceira idade); 'Red Wings' (focado em crianças e idosos com câncer em Pequim, na China); 'Sopão Solidário da Igreja IBM' (focado em levar sopão para moradores de rua); e 'Brincar no Hospital' e 'Anjos da Enfermagem' (focado em levar conforto por meio de atividades lúdicas a pacientes com câncer)
 Nome: Marjorye Albuquerque
Idade: 19 anos
Faixa: Miss Nova Olinda do Norte
Formação: Ensino Médio completo
Peso: 53 kg
Altura: 1,68 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Participa do 'Semeando a Esperança', que consiste em arrecadar alimentos para compor cestas básicas e distribuir às famílias de baixa renda de Nova Olinda do Norte
Nome: Ellen Falcão
Idade: 18 anos
Faixa: Miss Novotel Manaus
Formação: Acadêmica de Farmácia
Peso: 50 kg
Altura: 1,65 cm
Inglês: Avançado
Projeto social: Participa do 'Vamos salvar a Amazônia', que consiste em combater o desmatamento plantando várias árvores na cidade de Manaus
Nome: Valentina Cid
Idade: 18 anos
Faixa: Miss Parintins
Formação: Acadêmica de Administração
Peso: 56 kg
Altura: 1,74 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Participa de doações básicas mensais para a instituição Lar Dona Val e por meio de projetos como 'Amo Sem Caô' e 'Salada Solidária' 
 Nome: Jackeline Lopes
Idade: 23 anos
Faixa: Miss Rio Preto da Eva
Formação: Acadêmica de Direito
Peso: 54 kg
Altura: 1,68 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Não possui
Nome: Júlia Nicolau 
Idade: 19 anos
Faixa: Miss Samel
Formação: Acadêmica de Odontologia
Peso: 60 kg
Altura: 1,80 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Participa do 'Fada dos Dentes', projeto que consiste em promover atividades lúdicas, oficinas e distribuição de  kits de saúde bucal para a população
 Nome: Diana Castro
Idade: 19 anos
Faixa: Miss São Sebastião do Uatumã
Formação: Ensino Médio completo
Peso: 62 kg
Altura: 1,70 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Não possui
 Nome: Jamine Firmo
Idade: 24 anos
Faixa: Miss Urucará
Formação: Ensino Médio completo
Peso: 52 kg
Altura: 1,64 cm
Inglês: Básico
Projeto social: Participa do 'Só Rir', que consiste em alegrar crianças e adultos com câncer da Fundação Cecon
 Nome: Mabel Cristina
Idade: 24 anos
Faixa: Miss Via Uno
Formação: Acadêmica de Fonoaudiologia
Peso: 57 kg
Altura: 1,80 cm
Inglês: Intermediário
Projeto social: Participa da distribuição de brinquedos e realização de tardes de lazer em comunidades ribeirinhas do Alto e Baixo Solimões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário