— Foto: Terry Vine/Getty Images
JKN Global Group, empresa
comandada pela magnata da mídia tailandesa Anne Jakkaphong apresenta um rombo
de 7 bilhões de baht ou cerca de US$ 200 milhões
Do Valor investe, por Valor Investe - São Paulo
Domingo 19 de novembro de 2023 (07:31:39)
A edição deste ano do concurso Miss
Universo, programada para amanhã, sábado, em El Salvador,
acontecerá sob um ambiente de menos brilho e glamour. A proprietária da
organização, a magnata da mídia tailandesa Anne
Jakkaphong Jakrajutatip, entrou com pedido de recuperação
judicial, segundo informações da agência de notícias Nikkei
Ásia.
A empresa comandada por Anne
Jakkaphong, o JKN Global Group,
apresenta um rombo de 7 bilhões de baht (cerca de US$ 200 milhões).
A companhia não realizou o pagamento de uma parcela de debêntures em 1º de setembro, provocando inadimplência cruzada em outras seis.
Segundo a Nikkei, mais de 3 bilhões de baht (a moeda da
Tailândia) em debêntures já venceram, além de empréstimos bancários de curto
prazo de 348 milhões de baht e 1,4 bilhão de baht devidos a fornecedores.
As dificuldades financeiras
foram informadas no balanço do terceiro trimestre, divulgado na quarta-feira
(15), quando dois diretores do conselho renunciaram.
O preço das ações JKN já caíram
mais de 90%, em 12 meses, na Bolsa de Valores da Tailândia.
Ainda segundo a agência de
notícias asiática, a aquisição dos concursos Miss Universo, Miss USA e Miss
Teen USA, por US$ 20 milhões, em outubro do ano passado, visava expandir os
negócios internacionais da JKN e aumentar o reconhecimento da marca de Anne Jakkaphong,
um ícone na comunidade LGBTQIA+ como uma das mulheres transexuais mais ricas do
mundo.
Em setembro, direitos de
programas e marcas registradas da JKN estavam avaliados em 7,6 bilhões de baht,
ou 60% de seus ativos totais.
Analistas avaliam que o problema
da companhia foi a mudança no modelo de negócios. Originalmente, era uma das
empresas de mídia mais bem-sucedidas da Tailândia, comprando e distribuindo
conteúdo, mas passou a atual no negócio de TV e digital, tornando-se
concorrente de seus clientes anteriores.
A receita de publicidade da JKN
registrou uma queda anual de 60%, no primeiro trimestre de 2023.
Com informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do
Valor Econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário