terça-feira, 30 de julho de 2024

Miss renuncia a título e coroa após se sentir humilhada: 'Saí aos prantos'


Maria vitória é coroada Miss Grand Mato Grosso na última sexta-feira (26); ela renunciou ao título após bastidores
Imagem: Nicole Paz | Reprodução/ Instagram @missmatogrossooficialgrand

Caio Santana - Colaboração para Splash, em São Paulo

Terça-feira, 30 de julho de 2024 (18:38:12)

 Apesar de feliz quando anunciada em 1º lugar, a estudante de jornalismo Maria Vitória Rondon, 19, renunciou ao título e coroa de Miss Grand Mato Grosso após se sentir humilhada no concurso mesmo saindo vencedora. As coordenações estadual e nacional negam destrato com a miss.

O que aconteceu

-Maria Vitória Rondon fez o anúncio da desistência do título em vídeo publicado no Instagram na manhã desta segunda-feira (29), três dias após ter sido eleita. Ela afirma não ter sido parabenizada pela organização, nem ter tirado foto com os coordenadores. Seu nome continua como a miss vencedora na biografia do Instagram do concurso, até o fechamento da matéria.

“Eu ganhei e, desde o momento [seguinte], eu não consegui ter minha felicidade plena. Dei entrevistas, falei com o público e fui percebendo o que estava acontecendo pelo fato de não terem me parabenizado, vindo tirar foto. Depois disso, virei para minha família e quem estava me acompanhando e falei: 'gente, eu não tô feliz, não tô feliz'. Eles ficaram sem entender, porque eu tinha acabado de ganhar. Virei para uma das pessoas que me ajudaram na produção e falei que eles não gostaram que ganhei. Todo mundo ficou bem tenso. Comecei a entender e saí do evento aos prantos [chorando].”

-Maria Vitória, em entrevista a Splash

-A Miss se disse afetada pelo ocorrido nos bastidores: "Foi algo que me marcou muito. Eu achava que o sentimento que mais me doaria na vida era o luto. Mas na sexta-feira (26) descobri que o que mais pode machucar alguém, doer [em alguém] é a humilhação. Me senti muito humilhada".

Maria Vitória Rondon, Miss Cuiabá 2024 para o Miss Grand Mato Grosso

Imagem: Nicole Paz | Reprodução/ Instagram @missmatogrossooficialgrand

-A estudante da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) afirmou que não fez o vídeo para chamar atenção, mas para prestar contas aos apoiadores e fãs: "Quis fazer tudo com muito respeito, não quis passar por cima de nada. Só queria falar o que realmente aconteceu".

“Me senti bem mal naquele momento, porque assim que eu percebi o que estava acontecendo, percebi que eu não ia ter apoio. (...) Quando eu me senti muito humilhada, comecei a perguntar o que tinha de errado comigo, se era algo da minha aparência, algo que eles não estavam buscando. Porque eu estava em plena consciência que eu estava dando o meu melhor.”

-Maria Vitória Rondon, Miss Cuiabá e ex-Miss Grand Mato Grosso 2024

-Jaime Fernandes* (nome fictício), produtor da miss que pediu para não ser identificado, deu detalhes do que teria acontecido nos bastidores: "Assim que ela foi coroada os dois coordenadores passaram por ela, foram abraçar a segunda colocada que [supostamente] era quem eles queriam que vencesse. Não abraçaram nem cumprimentaram [a Maria Vitória], logo foram para atrás do palco (...) e o Evandro Hazzy somou todas as notas novamente e viu que as notas estavam corretas".

Presidente do Miss Grand Brasil, Evandro Hazzy, posa ao lado das candidatas do Miss Grans Mato Grosso 2024

Imagem: Reprodução/ Instagram @evandrohazzy

-A coordenação nacional se manifestou: "A renúncia partiu dela, me cabe aceitar como presidente e desejar boa sorte na carreira dela. Por quê? Porque as escolhas partiram dela. A Organização do Miss Grand Brasil e a minha parte é receber todas as candidatas de braços abertos. Em nenhum momento foi dito que ela seria prejudicada por A ou B", garante Evandro Hazzy em entrevista a Splash.

“O que aconteceu? Houve no momento um questionamento em relação às notas que eu faço no Brasil inteiro. Eu como presidente do júri em todos os estados [faço isso] para ter a lisura dos resultados. Não foi diferente em Mato Grosso. Ela venceu de ponta a ponta, não teve nenhum tipo de desvio de nota. Realmente ela foi vencedora e ela então não achou por bem [continuar no concurso] por algo que eu não tinha gostado da escolha dela. Foi isso que foi dito por ela no vídeo. Assisti o vídeo e aceitei essa renúncia. Foi exatamente isso que aconteceu”.

-Evandro Hazzy, presidente do concurso Miss Grand Brasil.

-Em vídeo publicado no Instagram, Maria Vitória diz que houve divergência em visão e valores com as coordenações: "Percebi que a visão e valores da organização não estão alinhados com a essência do que sou e nem do que acredito. (...) Os coordenadores transmitiram em diversos momentos que a minha beleza e a maneira como escolho usá-la não se encaixavam no perfil que estavam buscando".

-Questionada, não houve respostas da organização sobre quais seriam a visão e valores que teriam sido divergentes com a miss. Por meio de nota, a coordenação do Miss Grand Mato Grosso disse ter recebido "com surpresa o anúncio da estudante Maria Vitória Rondon" e ressaltou que "o voto dos jurados foi soberano no concurso e que em nenhum momento a vencedora deixou de ser acolhida ou reconhecida como Miss".


Vice assume título

-Perguntado se havia preferência por outra candidata, o diretor nacional do Miss Grand International respondeu: "Eu tenho livre arbítrio. Todas as pessoas que estão em uma comissão julgadora tem libre arbítrio de escolha. Nós vivemos em um país constitucional. A Constituição diz 'direito de ir e vir'. Se ela é minha candidata ou não e o voto é secreto, isso diz respeito a mim".

Hazzy desmente boatos de que não teria gostado do resultado: "Não existe um jurado ser conivente ou ser imposto uma escolha. O que foi dito por alguns torcedores, missólogos e amantes do mundo miss de que eu não gostei e não queria ela, isso não é verdade. Porque é secreto, se votei ou não nela, isso diz respeito a mim. (...) Eu estou aqui para respeitá-la, em nenhum momento a gente foi desagradável com ela, nunca. Até porque não é isso a minha índole, trabalho 40 anos com isso”.

No Miss Universo 2015, um erro fez a candidata errada ser coroada como Rainha da Beleza

Imagem: AFP

-Ele lembra o que aconteceu no Miss Universo em 2015 com o erro do anúncio da vencedora trocado pelo apresentador que falou Colômbia no lugar de Filipinas: "A gente só cuida para que não tenha esse transtorno. E não houve transtorno nenhum no Mato Grosso, pelo contrário. A vencedora foi ela".

-Com a renúncia de Maria Vitória, a 2ª colocada e vice Miss Grand Mato Grosso, a modelo Taiany Zimpel, de Brasnorte, 26, vai assumir o título estadual. Ela compete a final do Miss Grand Brasil no dia 8 de agosto no Tokio Marine Hall, em São Paulo.

-A faixa e coroa de Miss Grand Mato Grosso devem ser devolvidas por Maria Vitória nesta terça-feira (30). Ela também abriu mão total dos prêmios.

A 2ª colocada, Taiany Zimpel, vai assumir o título de Miss Grand Mato Grosso 2024 e disputa Miss Brasil em agosto

Imagem: Divulgação

Fonte: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2024/07/29/miss-grand-mato-grosso-renuncia-titulo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário