quinta-feira, 22 de julho de 2010

CURIOSIDADE - Por que os cachorros ficam dando voltas antes de deitar?


deitar?

Não pense que o seu cãozinho é maluco só porque ele fica dando várias voltas antes de deitar em determinado lugar. Isso é comum a todos os cães.

Daniel Svevo, veterinário e consultor da Cão Cidadão, empresa especializada em adestramento e comportamento animal, explica que esta atitude dos cães foi herdada de seus ancestrais, que usavam essas voltinhas como estratégia de sobrevivência. Eles giravam para sentir a direção do vento, que poderia espalhar o cheiro de seu corpo e, então, para se defenderem, deitavam em uma posição que permitisse perceber a aproximação de algum predador.

Mas, de acordo com Daniel, hoje este comportamento é apenas instintivo e já nasce com o cão. "Sua genética está programada para isso, embora ele não precise mais deste artifício, já que não precisa mais enfrentar predadores", esclarece.

Segundo ele, os cães que tinham este comportamento apresentaram ao longo do processo evolutivo maior sucesso reprodutivo e venceram a seleção natural.

Várias outras ações corriqueiras do cão não apresentam função atualmente, mas são realizadas por instinto. O cachorro levanta a pata para fazer xixi, por exemplo, como forma de demarcar território e mostrar que é superior ao outro. Quanto mais alto o cão conseguir levar sua urina, mais forte ele é percebido pelos outros cães. Esse comportamento é mais comum nos machos, mas, de acordo com Daniel, algumas cadelas também podem levantar a pata ao urinar.

Raspar a pata no chão é outra maneira do animal dizer "este lugar me pertence". Os cães não possuem glândulas sudoríparas ao longo do corpo, como os humanos. Suas glândulas de suor se concentram nas patas. Por isso, ao rasparem determinado lugar estão reservando o espaço com o cheiro de seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário