sábado, 6 de setembro de 2014

Ensino municipal de Americana tem o IDEB mais alto da região

Americana superou a meta projetada pelo MEC (Foto: Kelen Bueno)

Do BNC, Por Kelen Bueno
Sábado, 06 de set. de 2014 (20:34:51)

O ensino municipal de Americana é o melhor da Região Metropolitana de Campinas (RMC), segundo o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), avaliado através de provas de língua portuguesa, matemática, aplicadas em escolas públicas, além de avaliações de evasão e retenção de alunos na rede de todo o país.

CLIC NO LINK E CURTA A PÁGONA DO BNC

A rede municipal superou inclusive a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC). A nota do 1º ao 5º ano foi 6,5, sendo que a meta projetada pelo MEC  era 6,2, Já do 6º ao 9º ano, a nota foi 5,7 também superando a meta projetada, 5,6. Subindo, 0,4 pontos em relação ao último IDEB (2011) para o ensino de 1º ao 5º ano.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Claudete Alves Pereira, as notas são reflexos da estruturação do sistema único de ensino do 6º ao 9º ano além dos investimentos na formação dos educadores. “Apesar de todos os obstáculos a que a educação enfrenta, temos excelentes professores, a quem agradecemos e parabenizamos, e priorizamos as ações em torno dos alunos”, explica Claudete.

Para o prefeito Diego De Nadai, o IDEB é um excelente termômetro para a população. “Estou muito feliz com o índice e estar a frente de cidades importantes como Valinhos, Campinas e Indaiatuba mostra que estamos no caminha certo, que os alunos das escolas municipais de Americana estão sendo muito bem educados. Sempre priorizamos os investimentos na área da formação dos professores e na educação em geral. Parabenizo todos os educadores pela conquista”, ressalta o prefeito.

O IDEB é aplicado a cada dois anos e a nota de 2013 foi publicada ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão ligado ao MEC.

Conceição Ventura Mondim, secretária adjunta da Secretaria de Educação, explica que Americana está entre as notas mais altas do país. “Poucas cidades avaliadas obtiveram as notas 6,5 e 5,7. Algumas cidades tiveram notas parecidas e pouquíssimas maiores, estamos entre as melhores notas e isso é muito gratificante. O investimento na formação dos professores fez toda a diferença na nota do IDEB”, explica.

As escolas particulares participam das avaliações por amostragem, não entrando na mesmas classificação que as estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário